No Circuito Mundial de Vôlei de Praia, realizado em Tepic, no México, as duplas brasileiras se destacaram e trouxeram duas medalhas para casa, além de garantir mais uma vaga olímpica na modalidade.
No masculino, André e George, dupla do Clube Campestre – PB, chegaram à final da competição e conquistaram a medalha de prata. Após uma partida equilibrada, os brasileiros perderam por 2 sets a 1, com parciais de 21/27, 19/21 e 15/10, para os suecos David Ahamn e Jonatan Hellving.
Já no feminino, Carol e Bárbara, ambas do Esporte Clube Pinheiros – SP, também subiram ao pódio, conquistando a medalha de bronze ao vencerem as italianas Marta Menegatti e Valentina Gottardi por 2 sets a 1. A partida foi bastante disputada: as brasileiras venceram o primeiro set por 22 a 20, perderam o segundo por 23 a 21 e, no tie-break, fecharam apenas no ponto 25, quando abriram dois pontos de vantagem sobre as adversárias.
Além do pódio, elas também asseguraram uma vaga em Paris, tornando-se a segunda dupla brasileira na modalidade a garantir participação nos Jogos Olímpicos. Antes delas, Duda e Ana Patrícia, do Praia Clube – MG, já haviam conquistado seu lugar no maior evento esportivo do mundo.
Divulgação CBV
Além disso, houve mais uma vaga olímpica brasileira na Marcha Atlética, durante o Mundial da modalidade em Antalya, na Turquia. Neste final de semana, os brasileiros Caio Bonfim, representante do Centro de Atletismo de Sobradinho – DF, e Viviane Lyra, representante do Praia Clube - MG, conquistaram a vaga nas Olimpíadas em Paris na prova dos 42km revezamento misto, ao alcançarem o quinto lugar.
Os dois também estão classificados na prova individual dos 20km, o que lhes permitirá competir por uma medalha em outra prova, daqui a três meses, na França.
O Brasil não saiu sem medalhas deste torneio, pois Erica Sena, do Pinheiros, que já tem vaga olímpica garantida, conquistou o bronze nos 20km feminino. A prova também serviu como teste para os Jogos de Paris.
Arquivo e Divulgação CBAt
No mesmo final de semana, o Brasil conquistou duas medalhas na etapa de Doha da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Mesmo se recuperando de uma lesão no tendão de Aquiles, o atleta Caio Souza, do Minas Tênis Clube – MG, conquistou o bronze individual nas barras assimétricas, enquanto Arthur Nory, do Pinheiros, também levou o bronze, mas na barra fixa. Ambos estão na disputa por uma vaga nas Olimpíadas.
Divulgação CBG
Na Ginástica Artística Feminina, as atletas brasileiras também tiveram ótimos resultados. Na competição realizada na Itália, chamada Troféu Citta di Jesolo, a equipe do Brasil conquistou a medalha de prata, somando 164.465 pontos e ficando atrás das anfitriãs no campeonato, que somaram 166.800 pontos. O pódio foi completado pela equipe dos Estados Unidos, que terminou com 163.934 pontos.
As brasileiras que representaram a seleção nesta competição são todas de clubes apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC: Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo – RJ; Julia Soares e Carolyne Pedro, do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN) – PR; e Andreza Lima, do Grêmio Náutico União – RS.
Além da medalha por equipe, o Brasil também conquistou pódios nas disputas individuais, dominando a competição. Rebeca Andrade levou ouro nas barras assimétricas e prata na trave; Flávia Saraiva conquistou dois ouros, um na trave e outro no solo; e Julia Soares, na prova de solo, empatou com Flavinha e também garantiu a medalha de ouro.
Divulgação CBG
Por fim, também tivemos atletas de clubes brasileiros medalhistas no WTT Youth Contender de Tênis de Mesa em Santiago, no Chile. O Brasil levou 12 medalhas na competição, sendo dez individuais e duas em duplas.
Os campeões foram Felipe Arado (Individual Sub-19) da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP; Lucas Romanski (Individual Sub-17) da Associação Chapecoense de Tênis de Mesa – SC; Vitor Thiofilo (Individual Sub-15 e Sub-13) do Itaim Keiko Yamada – SP; Yumi Iwamoto (Individual Sub-11) da Associação Goiana de Tênis de Mesa – GO; Mahayla Sardá (Individual Sub-15) da Associação Rio do Sul – SC; além de Leonardo Iizuka (Itaim Keiko) e Giulia Takahashi (Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul) pela dupla mista Sub-19; e Vitor Thiofilo e Maiara Alves (Itaim Keiko) pela dupla mista Sub-15.
Houve também medalha de prata para Leonardo Iizuka (Individual Sub-19); Victor Iwamoto (Individual Sub-17) da Sociedade Recreativa Mampituba – PR; Sabrina Miyabara (Individual Sub-19) do Itaim Keiko; e Sarah Weizman (Individual Sub-11) do Santo André – SP.