O Ministério do Esporte (MESP) divulgou em seu site a lista com mais de 300 atletas que serão beneficiados com a Bolsa Pódio, a categoria mais alta do Bolsa-Atleta do Governo Federal. São 202 atletas do paradesporto, 104 olímpicos, além de 2 atletas surdolímpicos e 4 guias, assistentes e similares do esporte paralímpico. São 166 homens e 146 mulheres contemplados.
Dos esportistas que atuam em modalidades olímpicas que fazem parte do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, cerca de 93% atuam em Clubes, o que reforça a importância do trabalho desenvolvido dentro dessas entidades, tendo em vista que todos os atletas contemplados são aqueles que estão no topo de suas modalidades, com chances de trazer medalhas e disputar finais nas Olimpíadas.
Dentre os principais destaques clubísticos na lista, temos Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo – RJ, Bárbara Domingos, da Associação de Ginástica Rítmica (AGIR) – PR, Caio Bonfim, do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) – DF, Bia Souza do Esporte Clube Pinheiros – SP, Duda e Ana Patrícia, do Praia Clube de Uberlândia – MG, Caio Souza, do Minas Tênis Clube – MG, Lucas Verthein, do Botafogo de Futebol e Regatas – RJ, entre outros.
Para o Ministro do Esporte, André Fufuca, a Bolsa Pódio é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento do Brasil: “É a consolidação do compromisso do governo em promover excelência esportiva e representar o país de forma digna em competições internacionais. Por meio desse incentivo, estamos investindo no potencial de nossos atletas e construindo uma base sólida para o futuro do esporte brasileiro”.
O Programa Bolsa-Atleta foi criado em 2005 com o objetivo de patrocinar esportistas de alto rendimento que tenham bons resultados em competições nacionais e internacionais. O programa é voltado para atletas a partir de 14 anos. Para mais detalhes, clique aqui.