Em uma iniciativa estratégica para aprimorar a governança e a integração de Clubes, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) revisou e atualizou seu Regulamento de Integração de Clubes – RIC com a Instrução Normativa n° 03-L, de 8/04/2024. A revisão do RIC também foi aprovada em reunião do Colegiado de Direção do CBC, ocorrida em 22/04/2024.
Inovações em Governança Institucional
A atualização do RIC introduz nova prática de boa governança, elevando os padrões de gestão institucional. O regulamento já previa a regressão de categoria do Clube junto ao CBC, se constatada impropriedade relevante ou irregularidade no contexto da gestão dos recursos lotéricos. Agora, o descumprimento reincidente de obrigações ou diligências emanadas pelo CBC também é fator para regressão de categoria.
Esta é mais uma ação para resguardar todo o sistema e a boa execução dos recursos lotéricos. Por isto, fiquem atentos aos prazos regulamentares e o atendimento tempestivo das diligências abertas pelo CBC, para que o Clube não sofra prejuízos no âmbito do Programa de Formação de Atletas do CBC.
Critérios de Meritocracia para Ascensão de Categoria
Além disso, o RIC estabelece que o desempenho esportivo (meritocracia) também será critério para ascensão de categoria pelos Clubes.
A partir de 1º de janeiro de 2025, para postular sua ascensão e assim ampliar seus benefícios junto ao CBC, o Clube deverá “ter conquistado, em algum momento, medalha no Quadro Geral de Medalhas do CBC”, além dos demais requisitos já previstos na norma.
Com essas mudanças, o CBC reafirma seu compromisso com a excelência e a integridade no esporte, garantindo que a formação de atletas no Brasil continue a evoluir de maneira sustentável e eficaz. Os Clubes que se destacarem com boa gestão e obtenção de resultados notáveis terão não apenas o reconhecimento, mas também mais oportunidades dentro do CBC.
Conheça o RIC atualizado: