ÁGUAS ABERTAS
O Brasil conquistou uma dobradinha na prova de 10 km na etapa da Itália da Copa do Mundo de Águas Abertas. Com um tempo de 2h02min00s, Ana Marcela, da Unisanta - SP, conquistou a medalha de ouro, e Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União - RS, foi medalha de prata com o tempo de 2h02min02s2. O outro lugar no pódio ficou com a alemã Leonie Beck, que ficou apenas dois décimos de segundo atrás de Viviane.
O Circuito Mundial de Águas Abertas é composto por cinco etapas. A primeira foi no Egito, em abril. As próximas três etapas serão realizadas após as Olimpíadas de Paris, marcadas para julho.
TÊNIS DE MESA
Hugo Calderano, formado na Associação Nipo-Brasileira de São Caetano do Sul - SP, ganhou o campeonato mundial da modalidade pela sexta vez na carreira. O título desta semana foi conquistado no Rio de Janeiro/RJ, após vencer a final por 4 a 0 contra o sul-coreano An Jaehyun.
Durante a campanha, o brasileiro não encontrou dificuldades, perdendo apenas um set. Na partida final, teve larga vantagem em todas as parciais, mostrando versatilidade no jogo: 11/7, 11/5, 11/5 e 11/6.
O WTT Contender do Rio de Janeiro foi realizado na Arena Carioca I. Hugo viajará para a China, onde disputará o WTT Champions Chongqing de 30 de maio a 3 de junho.
HANDEBOL
O time feminino do Esporte Clube Pinheiros - SP conquistou neste final de semana o título do Sul-Centro Americano de Clubes, também conhecido como a Libertadores do Handebol. O confronto decisivo foi contra o River Plate, da Argentina, e as brasileiras venceram por 25 a 16. Fernanda Couto, lateral esquerda do Pinheiros, foi escolhida como a melhor jogadora da final.
O clube brasileiro chegou à decisão como dono da melhor campanha da fase de grupos, vencendo o Jockey Club Córdoba, da Argentina, e depois o Sedalo, também da Argentina. Na semifinal, derrotou o Ovalle, do Chile.
FUTSAL
No domingo, 26, o Magnus Sorocaba - SP foi campeão da Libertadores de Futsal pela segunda vez na história. Após a conquista de 2015, o time venceu o Barracas Central - ARG por 4 a 2 e conquistou o título de 2024. Charuto (2), Pepita e Rodrigo marcaram os gols sorocabanos, enquanto Nieto e Burgo descontaram para os argentinos.
A campanha dos brasileiros foi perfeita, com seis vitórias em seis jogos, marcando 26 gols e sofrendo apenas sete. Esta foi a 20ª conquista de um clube brasileiro na história da competição.
GINÁSTICA ARTÍSTICA
Durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, realizado em Santa Marta, na Colômbia, os atletas do Brasil fizeram bonito e conquistaram ao todo doze medalhas, sendo oito no masculino e quatro no feminino.
Destaque para Caio Souza, do Minas Tênis Clube - MG, que levou ao todo quatro medalhas: ouro no individual geral e no salto, prata na barra fixa e bronze nas argolas. Além dele, outro Diego Soares, do Clube de Regatas do Flamengo – RJ, também fez ótima campanha e levou dois ouros na competição, um na barra fixa e outro no cavalo com alças, além de uma prata pelas barras paralelas. O time masculino ainda levou o ouro na Final por Equipes.
Pelo feminino, Andreza Lima, do Grêmio Náutico União – RS, levou a medalha de prata na trave e bronze no individual geral, Hellen Silva, do Flamengo, ficou em segundo lugar na prova de solo, e ainda teve medalha de ouro na Final por Equipes.
VÔLEI DE PRAIA
André e George, dupla do Clube Campestre – PB, conquistaram a medalha de bronze na etapa de Espinho do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Os brasileiros caíram na semifinal contra os suecos Åhman e Hellvig, mas venceram a disputa pelo terceiro lugar diante dos holandeses van de Velde e Immers por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 30/28.
Foi o segundo pódio consecutivo da dupla brasileira no Circuito Mundial. Eles também levaram o bronze na etapa de Brasília do Mundial, realizada no começo deste mês. Além disso, a dupla contabiliza agora três medalhas no Circuito, incluindo uma de prata na etapa de Tepic, no México.
ATLETISMO
No atletismo, três brasileiros levaram medalhas no Campeonato Heiro Lipp Memorial de Atletismo, na Estônia. A velocista Rosângela Santos, da União Catarinense de Atletismo (UCA) – SC, conquistou a medalha de ouro nos 100 m rasos ao terminar a prova em 11s37. Eliane Martins, do Pinheiros, foi prata no salto em distância, atingindo 6,39 m, e Lucas Marcelino, também do Pinheiros, ficou em segundo lugar no salto em distância masculino, com a marca de 7,92 m.