Clubes pelo Mundo: Brasileiros se destacam em diversas competições pelo mundo

27, Maio 2024
Brasileiros se destacam em diversas competições pelo mundo

ÁGUAS ABERTAS 

O Brasil conquistou uma dobradinha na prova de 10 km na etapa da Itália da Copa do Mundo de Águas Abertas. Com um tempo de 2h02min00s, Ana Marcela, da Unisanta - SP, conquistou a medalha de ouro, e Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União - RS, foi medalha de prata com o tempo de 2h02min02s2. O outro lugar no pódio ficou com a alemã Leonie Beck, que ficou apenas dois décimos de segundo atrás de Viviane.  

O Circuito Mundial de Águas Abertas é composto por cinco etapas. A primeira foi no Egito, em abril. As próximas três etapas serão realizadas após as Olimpíadas de Paris, marcadas para julho. 

 podio

TÊNIS DE MESA 

Hugo Calderano, formado na Associação Nipo-Brasileira de São Caetano do Sul - SP, ganhou o campeonato mundial da modalidade pela sexta vez na carreira. O título desta semana foi conquistado no Rio de Janeiro/RJ, após vencer a final por 4 a 0 contra o sul-coreano An Jaehyun.  

Durante a campanha, o brasileiro não encontrou dificuldades, perdendo apenas um set. Na partida final, teve larga vantagem em todas as parciais, mostrando versatilidade no jogo: 11/7, 11/5, 11/5 e 11/6.  

O WTT Contender do Rio de Janeiro foi realizado na Arena Carioca I. Hugo viajará para a China, onde disputará o WTT Champions Chongqing de 30 de maio a 3 de junho. 

  Hugo Calderano

HANDEBOL 

O time feminino do Esporte Clube Pinheiros - SP conquistou neste final de semana o título do Sul-Centro Americano de Clubes, também conhecido como a Libertadores do Handebol. O confronto decisivo foi contra o River Plate, da Argentina, e as brasileiras venceram por 25 a 16. Fernanda Couto, lateral esquerda do Pinheiros, foi escolhida como a melhor jogadora da final. 

O clube brasileiro chegou à decisão como dono da melhor campanha da fase de grupos, vencendo o Jockey Club Córdoba, da Argentina, e depois o Sedalo, também da Argentina. Na semifinal, derrotou o Ovalle, do Chile. 

      pinheiros       elenco feminino

FUTSAL 

No domingo, 26, o Magnus Sorocaba - SP foi campeão da Libertadores de Futsal pela segunda vez na história. Após a conquista de 2015, o time venceu o Barracas Central - ARG por 4 a 2 e conquistou o título de 2024. Charuto (2), Pepita e Rodrigo marcaram os gols sorocabanos, enquanto Nieto e Burgo descontaram para os argentinos.  

A campanha dos brasileiros foi perfeita, com seis vitórias em seis jogos, marcando 26 gols e sofrendo apenas sete. Esta foi a 20ª conquista de um clube brasileiro na história da competição. 

Futsal

GINÁSTICA ARTÍSTICA 

Durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, realizado em Santa Marta, na Colômbia, os atletas do Brasil fizeram bonito e conquistaram ao todo doze medalhas, sendo oito no masculino e quatro no feminino.  

Destaque para Caio Souza, do Minas Tênis Clube - MG, que levou ao todo quatro medalhas: ouro no individual geral e no salto, prata na barra fixa e bronze nas argolas. Além dele, outro Diego Soares, do Clube de Regatas do Flamengo – RJ, também fez ótima campanha e levou dois ouros na competição, um na barra fixa e outro no cavalo com alças, além de uma prata pelas barras paralelas. O time masculino ainda levou o ouro na Final por Equipes. 

Pelo feminino, Andreza Lima, do Grêmio Náutico União – RS, levou a medalha de prata na trave e bronze no individual geral, Hellen Silva, do Flamengo, ficou em segundo lugar na prova de solo, e ainda teve medalha de ouro na Final por Equipes. 

      equipe       individual

VÔLEI DE PRAIA 

André e George, dupla do Clube Campestre – PB, conquistaram a medalha de bronze na etapa de Espinho do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Os brasileiros caíram na semifinal contra os suecos Åhman e Hellvig, mas venceram a disputa pelo terceiro lugar diante dos holandeses van de Velde e Immers por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 30/28. 

Foi o segundo pódio consecutivo da dupla brasileira no Circuito Mundial. Eles também levaram o bronze na etapa de Brasília do Mundial, realizada no começo deste mês. Além disso, a dupla contabiliza agora três medalhas no Circuito, incluindo uma de prata na etapa de Tepic, no México. 

 andre e george

ATLETISMO 

No atletismo, três brasileiros levaram medalhas no Campeonato Heiro Lipp Memorial de Atletismo, na Estônia. A velocista Rosângela Santos, da União Catarinense de Atletismo (UCA) – SC, conquistou a medalha de ouro nos 100 m rasos ao terminar a prova em 11s37. Eliane Martins, do Pinheiros, foi prata no salto em distância, atingindo 6,39 m, e Lucas Marcelino, também do Pinheiros, ficou em segundo lugar no salto em distância masculino, com a marca de 7,92 m. 

    Rosangela    eliane

  Lucas Marcelino