A recente divulgação da lista de contemplados do Bolsa-Atleta trouxe excelentes notícias para os Clubes e o Programa de Formação de Atletas (PFA) do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Ao todo, foram contemplados 6.102 atletas de esportes olímpicos. Desses, 4.319 são atletas de modalidades apoiadas pelo CBC, onde, 3.568 atletas, cerca de 83%, são ou já foram de Clubes beneficiados pelo CBC.
O Presidente do CBC, Paulo Germano Maciel, comentou sobre o impacto dos resultados: “Estamos extremamente satisfeitos com os números apresentados. Esses dados comprovam o sucesso do trabalho desenvolvido pelo CBC e nossos Clubes na formação de atletas de alta performance. A política estruturante do CBC tem se mostrado eficaz, e muitos dos nossos Campeonatos Brasileiros Interclubes® (CBI®) são elegíveis para o Bolsa-Atleta, reforçando a importância do nosso Programa, e da integração das políticas esportivas.”
A relevância dos Clubes e do PFA é notável e destaca a missão do CBC de universalizar a formação de atletas e formar campeões. Com o apoio do CBC, os Clubes conseguem investir em infraestrutura, equipamentos e suporte técnico, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento de atletas de elite, que assim se classificam para a obtenção do auxílio, essencial para sua permanência no esporte de rendimento.
O programa Bolsa-Atleta atingiu um recorde histórico na atual gestão do Ministro do Esporte, André “Fufuca”, beneficiando um total de 8.716 atletas em 2024 com um investimento de R$ 148,9 milhões, ressaltando esta que é uma das principais políticas do esporte brasileiro, ao proporcionar apoio financeiro a um número sem precedentes de atletas.
O sucesso do Programa é um reflexo não apenas dos recursos investidos, mas também do compromisso do governo e das entidades esportivas, entre estas os Clubes formadores e o CBC, em proporcionar um ambiente de excelência que promove o desenvolvimento dos atletas.
Confira a lista completa dos contemplados pelo Bolsa-Atleta aqui.