O Brasil brilhou no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, realizado na Guatemala. As ginastas brasileiras conquistaram um total impressionante de 12 medalhas na competição adulta: 6 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze.
Babi Domingos, da Associação de Ginástica Rítmica (AGIR) – PR, foi o grande destaque, garantindo quatro medalhas individuais – dois ouros e duas pratas. Maria Eduarda Alexandre, da Associação de Ginástica Toledana (AGITO) – PR, também brilhou, levando para casa dois ouros e dois bronzes. Geovanna Santos, do Instituto Capixaba Esportivo – ES, conquistou uma prata. Juntas, essas atletas colocaram o Brasil no topo do pódio na disputa por equipes.
Imagem: Divulgação / Union Panamericana de Gimnasia
O Conjunto brasileiro, formado por Sofia Madeira (Clube Ítalo Brasileiro – ES), Nicole Pircio (Associação Desportiva e Recreativa Unopar – PR), Deborah Medrado (Escola de Campeãs – ES), Duda Arakaki e Victória Borges (Centro de Treinamento de Esportes Thalyta Almeida – SE), também teve uma atuação espetacular. O grupo conquistou o ouro na prova dos cinco arcos e a prata na prova mista (três fitas e duas maças).
No Pan-Americano Juvenil, realizado dias antes, o Brasil também dominou. O conjunto juvenil, composto por Alice Medeiros (IFCgym – Clube de Ginástica Rítmica – PE), Andriely Cichovicz (La Bella Centro Artístico e Esportivo – SC), Clara Beatriz (GORBA – Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e Rítmica - BA), Júlia Colere (Clube AGIR) e Giovana Solange e Luíza Miranda (ADR Unopar – PR), conquistou três ouros (geral, maças e cinco arcos).
Na competição juvenil por equipes, o Brasil subiu ao pódio com uma prata na categoria sub-15 e um bronze na sub-13. Individualmente, as jovens atletas conquistaram seis medalhas: dois ouros, uma prata e três bronzes. Anna Julia Carvalho (Clube AGIR – PR) e Beatriz Vieira (Centro Artístico Haiu Andu – SP) foram campeãs na bola e na fita, respectivamente, e Anna Julia ainda conquistou o ouro nas maças, pela categoria sub-13. Já pelo Sub-15, Fernanda Alvaz (SERC São Caetano – SP) levou a prata nas maças e bronze na bola, enquanto Sarah Mourão (Espaço Cultural GRM - MG), na prova do arco, também levou um bronze.
Imagem: Divulgação / Union Panamericana de Gimnasia
O Handebol europeu testemunhou o retorno do maior campeão de todos os tempos ao topo. No domingo, 9, em Colônia, Alemanha, o Barcelona-ESP conquistou a Champions League de Handebol Masculino pela 12ª vez, após derrotar o Aalborg, da Dinamarca, por 31 a 30, em um duelo tenso e emocionante. Os brasileiros Thiagus Petrus e Haniel Langaro, ambos formados no Esporte Clube Pinheiros – SP, integraram a equipe vencedora.
Imagem: Divulgação EHF Final 4
No Tênis, brasileiros também se destacaram em competições internacionais. No ITF W75 de Caserta, na Itália, Laura Pigossi, formada no Club Athletico Paulistano - SP, chegou até a semifinal, mas foi superada pela espanhola Leyre Gormaz por 6/2, 6/2, terminando em quarto lugar.
No Challenger de Prostejov, na República Tcheca, Fernando Romboli, atleta do Instituto Tennis Route – RJ, disputou o torneio em duplas com o chileno Matias Soto. A dupla foi derrotada nas semifinais pelos adversários Matwe Middelkoop, da Holanda, e Philipp Oswald, da Áustria, em um jogo acirrado com parciais de 1-6, 7-6 [5], e 7-10.
Imagem: Arquivo
Em Budapeste, na Hungria, Laís Nunes, do São José Wrestling – SP, competiu no Ranking Series de Wrestling. Na disputa dos 62kg feminino, a brasileira chegou até a fase final, mas perdeu a disputa pelo bronze contra a norueguesa Grace Jacob Bullen, com um placar de 4 a 2.
Imagem: Arquivo
E ainda, Duda e Ana Patrícia, dupla do Praia Clube, foram as únicas brasileiras a chegar perto do pódio no Elite 16 de Ostrava, na República Tcheca. As líderes do ranking mundial perderam a semifinal para as norte-americanas Hughes e Cheng por 2 sets a 0 e, na disputa pelo bronze, foram derrotadas pela dupla da Letônia, Tina e Anastasija.
Informações e novidades sobre o CBC e o mundo clubístico você também encontra em nosso Canal do WhatsApp. Inscreva-se!