Na noite desta sexta-feira, 15 de dezembro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou o Prêmio Brasil Olímpico 2023, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para homenagear os destaques do esporte brasileiro ao longo do ano. A principal premiação da noite, o Troféu Rei Pelé, foi concedido aos melhores atletas de cada gênero, e os vencedores foram atletas clubísticos.
A ginasta Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, conquistou o título pela terceira vez consecutiva no feminino, e o atleta do tiro com arco Marcus D'Almeida, do Dispara Brasil-RJ, recebeu o prêmio pela primeira vez no masculino.
Além do Troféu Rei Pelé, tanto Rebeca Andrade, quanto Marcus D'Almeida, foram premiados como a melhores em suas respectivas modalidades.
Outros destaques da noite incluíram a eleição de Flávia Saraiva (Clube de Regatas do Flamengo-RJ) como Atleta da Torcida, Maria Eduarda Alexandre (Agito-PR) como Atleta Revelação, Alison dos Santos (Esporte Clube Pinheiros-SP) com o Troféu Retorno do Ano, e Bruna Takahashi, que iniciou sua carreira treinando na Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul-SP, como vencedora da terceira edição do Prêmio Inspire Riachuelo.