Tênis de Mesa
Hugo Calderano continua a mostrar sua excelência no cenário internacional do Tênis de Mesa. Neste domingo (16), ele conquistou o título do WTT Star Contender em Ljubljana, na Eslovênia, ao vencer o francês Felix Lebrun por 4 a 0 (11/9, 11/5, 11/7 e 11/9). Atual sexto colocado no ranking mundial, Calderano, que iniciou sua formação na Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul - SP, adiciona mais um troféu à sua coleção em 2024, reforçando sua posição de destaque após vencer o WTT Contender no Rio de Janeiro no mês passado.
No Campeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa, realizado neste domingo (6), o Brasil conquistou três medalhas de ouro. Giulia Takahashi, da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul - SP, venceu no simples feminino ao derrotar a chilena Daniela Ortega. Giulia também conquistou o título nas duplas femininas junto com Laura Watanabe, da mesma associação, vencendo novamente Daniela Ortega, que jogou ao lado de Paulina Vega, do Chile. No dueto masculino, Carlos Ishida (Associação Desportiva Chapecoense de Tênis de Mesa - SC) e Leonardo Iizuka (Itaim Keiko Yamada – SP) venceram a final contra os compatriotas Guilherme Teodoro (Associação Concordiense de Tênis de Mesa – SC) e Eric Jouti (formado no Clube Top Spin Brasil – MS).
Badminton
Maria Clara Lima e Maria Julia Nascimento, ambas do Recreio da Juventude/RS, brilharam no Aberto da Venezuela. Maria Clara venceu a compatriota Maria Julia no simples feminino e, juntas, conquistaram o título nas duplas femininas ao derrotar as venezuelanas Karen Kampos e Lusbeth Peña.
Voleibol
A Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, composta por atletas de diversos Clubes formadores, enfrenta a Tailândia nas quartas de final da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL) após uma campanha invicta na fase de grupos. Já a seleção masculina se prepara para enfrentar a Holanda na última etapa da fase de grupos da VNL, que começa no dia 18 de junho, após uma vitória significativa contra a Polônia.
Tênis
Marcelo Melo (Minas Tênis Clube-MG) e Rafael Matos (Grêmio Náutico União – RS) venceram o ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, superando a dupla britânica Julian Cash e Robert Galloway, com parciais de 3-6, 6-3 e 10-8.
Remo
Na etapa de Ponzan, na Polônia, da Copa do Mundo de Remo, o Brasil foi representado por Lucas Verthein e Bia Tavares, ambos do Botafogo de Futebol e Regatas – RJ. Lucas Verthein conseguiu um excelente resultado ao garantir a classificação para a final A do skiff simples masculino, onde terminou na sexta colocação com um tempo de 7min15s66. O ouro ficou com o neozelandês Thomas Mackintosh, com 7min00s49. No skiff simples feminino, Bia Tavares terminou na décima posição geral, com um tempo de 8min06s95. A australiana Tara Rigney conquistou o ouro com 7min34s62.
Wrestling
No Campeonato Pan-Americano sub-15 de Wrestling, realizado em San Salvador, na Guatemala, os lutadores brasileiros conquistaram duas pratas e dois bronzes. Julia Cardoso (SINDILUTAS – RJ) e Eyshila Ribeiro (Associação Esportiva Akira – ES) garantiram as medalhas de prata. Lorena Martins (Equipe Combate Wrestling Navegantes - SC) levou o bronze na categoria até 58kg ao vencer a panamenha Lia Quiel, mas perder para a mexicana Ximena Revueltas e a norte-americana Victoria Carbonaro. Lavozier Maruso (Associação Capixaba de Apoio a Cultura, Educação e Esporte - ES) conquistou o bronze na categoria greco-romana até 57kg, derrotando o panamenho David Sanchez após perder a semifinal para o norte-americano Thomas Banas.