O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC está promovendo nesta semana a décima edição do Seminário Nacional de Formação Esportiva. O evento começou nesta segunda-feira (24) no hotel Royal Palm, em Campinas, e debaterá até quarta-feira diversos assuntos relacionados à formação esportiva no Brasil.
No primeiro dia, um painel foi aberto para discutir sobre o papel dos Clubes na preparação de atletas para os Jogos Olímpicos de Paris. Além de contar com presidentes e dirigentes de grandes associações, o debate também contou com a intermediação do medalhista olímpico Emanuel Rego, lenda do vôlei de praia e embaixador do CBC.
“A troca de conhecimento é fantástica. Com ela você economiza dinheiro, tempo, você faz mais performance. Esse tipo de evento tem que ter sempre, para que nós dos clubes possamos discutir números, gestão e coisas além do esporte”, afirma Carlos Brazolin, presidente do Esporte Clube Pinheiros - SP.
Marcelo Vido, Diretor de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo - RJ, relembra que também participou de todas as outras edições do Seminário e destaca a importância: “É notório a evolução do CBC junto aos Clubes. Uma coisa que considero importante num evento como esse é o aprendizado. O que eu vejo aqui é a troca de experiências entre os gestores, Clubes e atletas”, completou.
Carlos Henrique, Presidente do Minas Tênis Clube - MG, também marcou presença. “É uma honra poder dividir o palco com grandes profissionais do esporte e ainda compartilhar as experiências vividas nos Clubes nesses últimos anos. O seminário é sempre um evento de grandes experiências e faz a diferença no nosso trabalho com as categorias de base e os atletas de alto rendimento”.
Na mesma plenária, Carlos Augusto Ribeiro, Presidente do Praia Clube de Uberlândia - MG, ressaltou que o seminário é válido não só para os dirigentes, mas também para os técnicos que administram os projetos dos Clubes. “Com tudo o que nós ouvimos aqui, saímos cada vez mais aprimorados no que fazer de melhor para o esporte. Então, essas reuniões, como o CBC promove, são de extrema importância para o desenvolvimento cada vez maior e melhor do esporte olímpico”, finalizou.
Em seguida, foi a vez do velejador e também embaixador do CBC, Lars Grael participar de uma palestra sobre o PIB do esporte. O medalhista olímpico explorou o cenário econômico no setor e citou iniciativas para calcular o impacto de investimentos e políticas públicas. Ele ainda dividiu o palco com Fabiana Bentes, Presidente da Sou do Esporte, que também trouxe um pouco do seu conhecimento sobre o assunto.
Para fechar o primeiro dia, Maurren Maggi e Magic Paula, membros do Colegiado do CBC, participaram do painel “Mulheres no Esporte”, que foi dedicado à presença feminina no cenário esportivo. As grandes personalidades do atletismo e do basquete puderam compartilhar experiências e visões sobre o papel das mulheres no esporte, pensando tanto como atletas quanto como gestoras. Com elas, ainda teve a presença de Fabiana Bentes e de Olga Bagatini, representante da ONU Mulheres, ambas destacaram a evolução da presença feminino no esporte mundial e todos os desafios que as mulheres enfrentam diariamente para se tornarem cada vez mais vistas e valorizadas por um cenário que há muito tempo foi totalmente masculino.
“Eu me sinto um pouco na sala da minha casa, com tanta gente que tem o mesmo foco que eu tenho, que é a paixão pelo esporte. É bom poder abordar o assunto da mulher no esporte, as dificuldades que a gente teve ou não, as inspirações, já que fomos inspiradas e inspiramos em determinados momentos. É uma oportunidade da gente contar um pouquinho de como foi ser mulher no Brasil e se destacar numa área que melhorou bastante, mas ainda tem muitas barreiras e muitos paradigmas a serem quebrados”, destaca Magic Paula.
Já Maurren Maggi explica a importância do evento para os envolvidos no cenário esportivo: “Desde quando entrei no CBC, estou vendo o quanto essa relação entre a entidade e os atletas é fundamental no crescimento e desenvolvimento tanto da modalidade, do esporte, dos atletas e até do público. Muitas vezes, uma pessoa acaba se associando no Clube porque tem um atleta que já é associado, que compete e que vai disputar uma Olimpíada. Então tem muita coisa envolvida”.
O Seminário Nacional de Formação Esportiva é promovido anualmente pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC. Neste primeiro dia, mais de 500 pessoas marcaram presença no evento e aproveitaram, além das palestras e painéis, de atividades de interação e relacionamento e de plantões técnicos para esclarecimento de dúvidas sobre o CBC e outras entidades. Durante todo o primeiro dia, o campeão olímpico e embaixador do CBC, André Heller, foi o mediador de conteúdo do evento.
“É gratificante poder promover mais uma vez o Seminário Nacional e debater temas que envolvem o progresso de diversos assuntos do âmbito esportivo. Essa é uma grande oportunidade para todos os profissionais que compareceram ampliarem os seus conhecimentos e poderem aprender um pouco mais através das experiências divididas aqui”, afirma Paulo Maciel, presidente do CBC.