Brasil conquista medalha de bronze no Voleibol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

10, Agosto 2024
Brasil

O Brasil continua a escrever sua história de sucesso nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O time feminino de vôlei conquistou a medalha de bronze após uma vitória convincente sobre a Turquia por 3 sets a 1. Esta vitória não apenas garantiu mais uma medalha olímpica para o país, mas também ressaltou a importância dos Clubes brasileiros na formação e desenvolvimento das atletas de alto nível. 

Com essa conquista, o Brasil atinge 19 medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo 3 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze. Inclusive, muitas dessas medalhas são fruto de anos de dedicação, treino e apoio fundamental dos Clubes brasileiros, que desempenham um papel crucial na formação de ídolos e na capacitação de jogadoras para competir nas mais importantes competições internacionais. 

A seleção feminina aumentou a lista de medalhas olímpicas do Brasil no vôlei. Ao longo da história, foram outras duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze conquistadas pelas brasileiras. Sob o comando do técnico Zé Roberto, o grupo subiu ao pódio cinco vezes, sendo dois títulos olímpicos. 

As 13 atletas (sendo uma suplente) que compuseram o time medalhista de bronze são um exemplo claro da importância dos clubes em suas trajetórias. Cada uma delas começou sua jornada em Clubes, onde desenvolveram suas habilidades e receberam o suporte necessário para alcançar o cenário esportivo mundial. 

  • Ana Carolina da Silva - Atua pelo Savino Del Bene Volley, na Itália. Seu último clube no Brasil foi o Praia Clube (MG) e seu clube formador é o Mackenzie Esporte Clube (MG). 

  • Ana Cristina Menezes Oliveira de Souza - Atualmente no Fenerbahçe Volleyball, na Turquia, passou pelo Clube Regatas do Flamengo (RJ) antes de se transferir e foi formada no Esporte Clube Pinheiros (SP). 

  • Diana Duarte Alecrim - Defende o Turk Hava Yollari, na Turquia. No Brasil, representou o Barueri Volleyball Club (SP), clube onde também foi formada. 

  • Gabriela Braga Guimarães - Joga pelo Imoco Volley Conegliano, na Itália, depois de uma passagem pelo Minas Tênis Clube (MG). Foi formada no Mackenzie Esporte Clube (MG). 

  • Julia Isabelle Bergmann - Também no Turk Hava Yollari, na Turquia, teve como último clube e formador o Abel Moda Vôlei (SC). 

  • Macris Fernanda Silva Carneiro - Compete pelo Praia Clube (MG) e foi formada na Associação Atlética São Caetano (SP). 

  • Natalia Araujo (Natinha) - Atualmente no Praia Clube (MG), sua formação ocorreu no ADC Bradesco (SP). 

  • Nyeme Victória Alexandre Costa Nunes - Defende o Minas Tênis Clube (MG) e foi formada no Maranhão Vôlei (MA). 

  • Roberta da Silva Ratzke - Joga pelo Turk Hava Yollari, na Turquia, após passagem pelo Osasco Voleibol (SP), sendo formada na Associação Atlética São Caetano (SP). 

  • Rosamaria Montibeller - Defende o Denso Airybees, no Japão, tendo jogado no Praia Clube (MG) antes de sua transferência e sendo formada no Abel Moda Vôlei (SC). 

  • Tainara Santos Figueiredo - Atua pelo Shanghai Bright Ubest, na China, após uma passagem pelo Praia Clube (MG) e formação no Barueri Volleyball Club (SP). 

  • Thaísa Daher de Menezes - Representa o Minas Tênis Clube (MG) e foi formada no Tijuca Tênis Clube (RJ). 

  • Lorenne Teixeira - Atualmente no SESI Bauru (SP), com formação no Mackenzie Esporte Clube (MG). 

Essa medalha de bronze não é apenas uma conquista das atletas que se dedicaram e lutaram por cada ponto, mas também dos Clubes formadores, da Confederação Brasileira de Voleibol - CBV, do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e do governo federal, por meio do Ministério do Esporte com o benefício do Bolsa-Atleta. O Time Brasil, através do Comitê Olímpico do Brasil (COB), também desempenhou um papel fundamental, apoiando as atletas em sua jornada até o pódio.