Programa de Formação de Atletas é atualizado

4, Janeiro 2021
Equipe do Fluminense Football Club (RJ) durante Campeonato Brasileiro Interclubes - Superliga de Vôlei Temporada 2020/2021

O Programa de Formação de Atletas do CBC foi atualizado no final de dezembro. O documento reforça os três eixos da formação de atletas: competições nacionais, recursos humanos e aquisição de equipamentos e materiais. Os tópicos destacam a importância da meritocracia (foco no desempenho dos clubes) e do uso dos recursos de forma responsável para todas as entidades que têm a missão de formar atletas no Brasil. Portanto, visando aprimorar o Programa para o Ciclo Olímpico 2021-2024, o CBC também atualizou aos principais regulamentos e políticas com intuito de desburocratizar os processos e dar mais agilidade na aplicação dos recursos. A versão atualizada desses documentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de dezembro de 2020.

O Programa foi atualizado após a publicação da Lei nº 14.073/2020 (em 14/10/2020) e é desenvolvido em parceria com toda a rede de clubes integrados ao CBC, que participam da sua construção por meio de oficinas de capacitação e seminários nacionais de formação esportiva ocorridos anualmente.

O novo documento estabelece, já nas páginas iniciais, as metas e indicadores para que novos clubes integrados possam participar do Programa de Formação. Ainda é possível consultar os novos Regulamentos atualizados: Integração das Entidades de Prática Desportiva (EPD) ao CBC; e o Regulamento de Compras e Contratações (RCC); Regulamento de Despesas Administrativas (RDA); Regulamento de Materiais e Equipamentos Esportivos (REM); e Regulamento de Recursos Humanos (RRH).

Há também a versão atualizada do Regulamento dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI) que, somente neste ano, já tem definido os esportes e categorias que serão apoiadas ao longo de 2021.

No site CBC, em Formação de Atletas, também é possível conferir a Regulamentação de execução dos recursos das loterias.