CNE aprova as contas do CBC referentes a 2019

21, Dezembro 2020
CNE aprova as contas do CBC

O Conselho Nacional do Esporte (CNE) aprovou por unanimidade as contas de 2019 do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A aprovação, de acordo com a Diretoria do Comitê, deve-se ao fato do CBC ter como principal preocupação o retorno transparente à sociedade sobre os investimentos que ele recebe regularmente por meio da Lei 13.756 de Loterias Federais para execução do Programa de Formação de Atletas. O presidente Jair Pereira ressalta o fato da organização nunca ter tido uma prestação de contas anual contestada por órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Secretaria Especial de Esportes (SEE).

O presidente também enfatiza o compromisso e a competência da equipe do CBC, tanto em Campinas quanto em Brasília, para que os recursos destinados ao programa sejam executados de forma responsável e justa, contemplando as necessidades e expectativas dos clubes formadores integrados. "O CBC sempre fez questão de realizar sua missão à luz dos olhos da sociedade, pois é com recursos oriundos da Lei que temos condições de apoiar os clubes na formação de futuros campeões que irão inspirar para o esporte", declara Pereira.

Na apreciação dos recursos, a SEE destaca a transparência e a boa gestão dos recursos recebidos pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC para o Programa de Formação de Atletas, bem como a excelência na demonstração dos programas e projetos desenvolvidos, os valores investidos e os critérios de escolha de cada benefício e sua respectiva prestação de contas.

Em 2019, o CBC promoveu diversas atualizações, sem perder o foco na transparência e no comprometimento com a formação de atletas, o que o permite ser modelo de administração e gestão entre as entidades esportivas. Para melhor administração dos recursos e excelência nos resultados, um novo Mapa Estratégico norteador das ações do CBC foi elaborado, com participação de todos os stakeholders, a fim de garantir maior eficiência operacional.

Com foco no ciclo olímpico 2021-2024, em 2019, o Comitê atualizou sua missão, visão e valores, com o propósito de inspirar para o esporte e formar cada vez mais campeões. Para ampliar o alcance do Programa de Formação de Atletas, no mesmo ano, o CBC realizou uma oficina de capacitação na qual se reuniram representantes e gestores de Clubes e Confederações e Ligas Esportivas parceiras.

CNE aprova as contas do CBC
CNE aprova as contas do CBC
CNE aprova as contas do CBC