O CBC planeja para o ano de 2023 um grande movimento em torno de seu Programa de Formação de Atletas, visando atender, em sua máxima extensão, o objetivo de “Universalizar a Formação de Atletas” no país, com os recursos das loterias que é destinatário, reunindo em torno de si os principais Clubes do país que desenvolvem os mais diversos esportes olímpicos.
A Rede Nacional de Clubes Formadores, constituída pelo CBC em todos os estados da federação, demonstra a força do nosso segmento, e nos impulsiona a trabalhar com engajamento e com o orgulho de ser CBC, para que cada dia mais nossa marca e imagem seja fortalecida, e venhamos a nos habilitar a receber novos recursos para o segmento.
A entrada dos Clubes Aspirantes, beneficiários de passagens aéreas, compõe importante ação de planejamento estratégico alinhada com este objetivo de massificar o alcance do Programa de Formação de Atletas do CBC em todo o país, com aumento significativo de Clubes participantes.
Para o ano de 2023, o CBC planeja, além de uma volumosa execução em Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, também a realização de eventos de formação esportiva em âmbito nacional, a exigir que um forte aparato operacional seja colocado em ação para aquisição de passagens aéreas.
Com o aumento do número de Clubes participantes e uma execução expressiva de recursos, torna-se ainda mais vital que as regras sejam cumpridas para que toda a engrenagem funcione, de modo que não se coloque em riscos os recursos das loterias sob a gestão CBC, até porque, como se sabe, somos fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União – TCU.
Pensando de forma antecipada e de modo a mitigar riscos, foi a editada a Resolução da Diretoria do CBC nº 008/2022, de 30 de dezembro de 2022, que reafirma a obrigação de todos os beneficiários de passagens aéreas adquiridas pelo CBC com recursos das loterias, pelo pagamento de eventuais multas geradas em razão de no-show, remarcação de bilhetes, cancelamento de voo, além de bagagens excedentes transportadas.
Confira-se o teor da Resolução:
Caso a entidade beneficiada não cumpra com o devido pagamento, será inscrita em cadastro próprio do CBC que registrará as entidades inadimplentes, na forma determinada pelo Tribunal de Contas da União-TCU, impedindo-as de receber benefícios do CBC, podendo também ficar suspensa de receber recursos de outras fontes, inclusive de Lei de Incentivo ao Esporte, bem como acarretando em perda de isenções fiscais.
O CBC trabalhará com todo o afinco pelos Clubes no ano de 2023, e conta com o compromisso dos Clubes para que possamos caminhar juntos, observando as regras e compromissos, e, assim, atingir nossos objetivos de formar atletas de alta performance e ídolos para a sociedade brasileira.