Clubes pelo Mundo: A menos de uma semana dos Jogos de Paris, atletas de Clubes conquistam medalhas em torneios internacionais

22, Julho 2024
Clubes pelo Mundo: A menos de uma semana dos Jogos de Paris, atletas de Clubes conquistam medalhas em torneios internacionais

Canoagem Velocidade: Mateus Nunes brilha no Campeonato Mundial 

Finalizando o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Júnior e Sub-23 em Plovdiv, na Bulgária, o atleta Mateus Nunes, da Associação de Canoagem de Itacaré – BA, mostrou ao mundo que está preparado para os Jogos Olímpicos. O canoísta competiu em três provas e conquistou três ouros. 

O primeiro veio na sexta-feira, 19, quando Mateus e seu parceiro Lucas Santos, também da Associação de Canoagem de Itacaré, representaram o Brasil na prova C2 500m masculino, dominando a disputa desde o início. Eles venceram a prova com o tempo de 1min44s505, pouco menos de um segundo à frente dos segundos colocados, os ucranianos Yaroslav Verbliud/Vitalii Prystai, que ficaram em segundo lugar com 1min45s315. 

O segundo ouro de Mateus veio no dia seguinte, na prova C1 1000m, alcançando o tempo de 04min03s137. No mesmo dia, o brasileiro conquistou a vaga para a final do C1 500m, prova em que ele conquistou seu terceiro ouro na competição. 

Neste domingo, 21, ele subiu mais uma vez ao lugar mais alto do pódio ao atingir o tempo de 1min53s936 na prova, fechando sua participação no Mundial no mais alto nível. Mateus também se tornou o único atleta do mundo da Canoagem Velocidade a conquistar três medalhas de ouro no Mundial da categoria. 

Resultados positivos que trazem confiança ao atleta, já que Mateus Nunes estará na disputa do C1 1000M em Paris 2024. O atual campeão olímpico, o brasileiro Isaquias Queiroz, também estará presente na prova. 

 lucas e mateus mateus

Divulgação: CBCa - Canoagem Brasileira

Tênis: Marcelo Demoliner conquista título no Challenger de Amersfoort 

No Challenger de Amersfoort, na Holanda, o atleta formado no Recreio da Juventude, Marcelo Demoliner, conquistou o título nas duplas, ao lado do argentino Guillermo Duran. Na final, os dois derrotaram Jay Clarke e David Stevenson, ambos do Reino Unido, por 2 sets a 0 e levaram o troféu para casa. 

Na manhã deste sábado (20), as cabeças de chave número 3, Marcelo Demoliner do Brasil e Guillermo Duran da Argentina, conquistaram o título no Challenger de Amersfoort, na Holanda. Eles derrotaram Jay Clarke e David Stevenson do Reino Unido em 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/4. 

Antes de alcançar a fase final, nas oitavas, eles enfrentaram os holandeses Brian Bozemoj e Stijn Paardekooper, vencendo em 1 hora e 32 minutos de jogo. Na fase seguinte, superaram Hunter Reese (EUA) e Scott Duncan (Grã-Bretanha) em uma partida equilibrada que terminou com uma vitória por 2 sets a 1. Na semifinal, triunfaram sobre os austríacos Jurij Rodionov e David Pichler, fechando o jogo em duplo 6/3. 

 marcelo

ATP 250 de Bastad: Rafael Matos e Orlando Luz são campeões 

Outros brasileiros que se destacaram nesta semana foram Rafael Matos, formado no Grêmio Náutico União – RS, e Orlando Luz, da base do Itamirim Clube de Campo - SC. Os dois foram campeões no torneio de duplas da ATP 250 de Bastad, na Suécia. 

Neste domingo (21), a dupla brasileira derrotou os franceses Manuel Guinard e Gregoire Jacq por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4) em uma partida que durou uma hora e 31 minutos. Foi o maior título dos tenistas como uma dupla; Matos é bicampeão, levando o título em 2022 ao lado do espanhol David Vega. 

Com a campanha, os dois brasileiros subiram no ranking. Dessa forma, Rafael Matos foi da 39ª para a 37ª posição. Por sua vez, Orlando Luz garantiu o retorno ao top-100 de duplas, dando um salto de 28 posições, o que o levará ao 83º lugar. 

 rafael e orlando

Atletismo: Alison dos Santos ganha mais um título da Diamond League 

O atleta do Esporte Clube Pinheiros – SP, Alison dos Santos, brilhou mais uma vez na Diamond League. Desta vez, na etapa de Londres, Inglaterra, o brasileiro conquistou seu quinto título da competição em seis torneios disputados no ano. A medalha de bronze veio na sua especialidade, os 400m com barreiras. 

Faltando poucos dias para sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, Alison fechou a prova em 47s18, vencendo com tranquilidade seus adversários. O segundo colocado foi o jamaicano Roshawn Clark, marcando 47s63, e em terceiro ficou o catari Ismail Doudai Abakar, com 47s72. 

 alison

Divulgação: Matthew Quine/Diamond League Athletics