A recente matéria publicada pela Folha de S. Paulo (acesse aqui) levanta uma reflexão importante sobre a valorização dos atletas que conquistam medalhas de prata e bronze nos Jogos Olímpicos. Tradicionalmente, esses atletas têm recebido menos reconhecimento em comparação aos medalhistas de ouro, tanto por parte da mídia quanto pelo público. A professora e pesquisadora Dra. Kátia Rúbio, citada na matéria, aborda a necessidade de uma visão mais ampla sobre o valor dessas conquistas.
Essa discussão converge diretamente com os princípios do Quadro Geral de Medalhas (QGM) do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). No âmbito do QGM, as medalhas de ouro, prata e bronze têm igual importância no processo de formação dos atletas, sendo diferenciadas apenas como critério de desempate. Essa abordagem reforça a missão do CBC de formar atletas de alta performance e ídolos, independentemente da cor da medalha conquistada.
O QGM é uma ferramenta essencial do CBC, utilizada para mensurar o desempenho dos atletas e dos Clubes ao longo de suas trajetórias. Esse sistema valoriza cada medalha como um indicador de progresso e sucesso determinante no sistema de meritocracia existente no âmbito do Programa, alinhando-se aos objetivos estratégicos de universalizar a formação de atletas e promover o retorno social por meio do esporte.
Segundo Arialdo Boscolo, Secretário do Conselho Consultivo do CBC: “desde o início do Ciclo Olímpico de Paris o CBC já utiliza este sistema de meritocracia que valoriza igualmente cada medalha, na linha do que indica a Prof. Kátia Rúbio, tendo sido utilizado como base para o repasse de recursos ainda em 2024 para que os Clubes possam continuar a executar de forma contínua e eficaz seus projetos esportivos durante todo o Ciclo Los Angeles 2028.”
O CBC valoriza o pódio, reconhecendo que toda medalha é um passo importante na jornada de formação e no desenvolvimento de campeões para o esporte brasileiro.
Para conhecer mais sobre o Quadro Geral de Medalhas (QGM) utilizado pelo CBC, acesse este link.