Fotos: Gustavo Alves / CBAt
O Campeonato Brasileiro Interclubes CBI® Sub-23 de Atletismo, realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, em Bragança Paulista, São Paulo, reafirmou a qualidade e a competitividade do atletismo brasileiro entre jovens adultos. A competição, que também serviu como seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Bucaramanga, na Colômbia, demonstrou a força dos Clubes e atletas participantes, com números expressivos que marcaram o evento.
Com a participação de 593 atletas de todo o país, representando 80 clubes, o campeonato foi palco de disputas intensas que resultaram em quatro novos recordes da competição e um recorde brasileiro. As provas foram realizadas no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista.
Entre os momentos de maior destaque, estão as performances de atletas que quebraram recordes durante a competição. Vestindo o uniforme do Esporte Clube Pinheiros (SP), Mirelle Leite da Silva estabeleceu um novo recorde no campeonato nos 3.000 metros com obstáculos, com o tempo de 10:18.97; Leonardo Santos de Jesus cravou 1:46.81 nos 800 metros, garantindo mais um recorde do campeonato e Matheus Lima completou os 400 metros com barreiras em 48.89, o melhor tempo já registrado na história do torneio.
E a competição também testemunhou um novo recorde brasileiro e do campeonato nos 20 km da Marcha Atlética. Gabriela Muniz, do Centro de Atletismo de Sobradinho – CASO (DF), registrou o tempo de 1:34:47.
Já na classificação por equipes, o Praia Clube (MG) mostrou sua força ao conquistar o primeiro lugar na categoria masculina e feminina. No masculino, o segundo lugar ficou com a Associação de Apoio às Pessoas com Deficiência - AAPD (PE), seguida pelo Esporte Clube Pinheiros (SP) na terceira posição. Já no feminino, o segundo lugar foi conquistado pela Associação Desportiva Centro Olímpico (SP), e a Associação Desportiva Cultural São Bernardo (SP) completou o pódio.
A competição contou com uma extensa cobertura da TV Atletismo Brasil, que esteve no ar durante 25 horas ao longo dos três dias de evento, alcançando 70 mil visualizações. Esse alcance demonstra o crescente interesse pelo atletismo no Brasil, especialmente entre os jovens atletas que estão despontando no cenário esportivo nacional.
O CBI® de Atletismo Sub 23, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, continua a ser um evento crucial para o desenvolvimento e a revelação de novos talentos do atletismo brasileiro, reforçando a importância dos Clubes na formação dos atletas que representam o Brasil em competições internacionais.
Confira a classificação completa aqui!
Os Clubes têm 5 (cinco) dias corridos, a contar desta data, para interposição de recurso, caso queiram questionar a sua classificação no resultado, este deve ser feito diretamente na Confederação.
Fique por dentro dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI® em nosso Canal do Whatsapp.