Clubes pelo Mundo: Clubes formadores brilham em competições internacionais durante a semana

30, Setembro 2024
Clubes pelo Mundo: Clubes formadores brilham em competições internacionais durante a semana

Atletas brasileiros formados em Clubes de todo o brasil escrevem seus nomes no cenário esportivo nacional, após conquistas em diversas modalidades durante esta semana, como Voleibol, Handebol, Wrestling, Atletismo, Nado Artístico, Triatlo e Tênis. 

Vôlei Feminino Sub 21 conquista o Campeonato Sul-Americano 

Neste domingo, 29, a seleção brasileira feminina Sub 21 venceu a Argentina no tie-break e conquistou o título do Sul-Americano de Voleibol, realizado em Osorno, no Chile. Esta vitória marca o 22º título do Brasil na competição e garante vaga para o Mundial Sub 21 de 2025, que será disputado na Indonésia. Entre as jogadoras, se destacam atletas de Clubes como SESI Bauru-SP, Barueri Volleyball Club-SP e Esporte Clube Pinheiros-SP, comprovando a força dos Clubes formadores no Voleibol nacional.  

CBV

Divulgação CBV

Handebol brasileiro vice-campeão no Sul-Centro Americano Cadete 

No campeonato Sul-Centro Americano Cadete de Handebol, as seleções Sub 16 do Brasil, tanto masculina quanto feminina, terminaram com o vice-campeonato. Ambas as equipes foram derrotadas pela Argentina nas finais, com placares de 30 a 19 no feminino e 26 a 21 no masculino. 

As seleções foram compostas por atletas de Clubes como Pinheiros, Clube Português do Recife-PE, Handebol Sorriso-MT, Time Jundiaí-SP, Clube Mogiano-SP, Carajás Handebol-PA, Handebol Guarulhos-SP, CSA-AL, Handebol Torres-RS, Ponte Nova-MG e Clube Suzano-RJ. 

 Feminino masculino

Divulgação CBHb

Domínio no Sul-Americano de Wrestling 

O Brasil foi destaque absoluto no Campeonato Sul-Americano de Wrestling, realizado no Ginásio CEFAN da Marinha, no Rio de Janeiro/RJ, conquistando 165 medalhas (61 de ouro, 53 de prata e 51 de bronze). O evento reuniu 11 países e contou com a participação de 258 atletas brasileiros. Entre os campeões, atletas da Associação Esportiva Firebikers-MS (Amanda Leal e Pedro Silva), do Instituto Manduvi-MT (Angelo de Oliveira), Esporte 10-SP (Gabriel Silva, Sabrina Tapajós e Meirele Hora), Niterói Wrestling (Kauan Gomes e Thalyson Macedo), do SESI-SP (Thais Sales e Thalia de Freitas), além da Associação Desportiva Centro Olímpico-SP (Cesar Alvan), Clube Campestre-PB (Pedro Rodrigues), Tijuca Tênis Clube-RJ (Guilherme Lima), Associação Desportiva Educacional e Social Equilibrium-SP (Calebe Ferreira) e Clube Margarido’s (Viviane Bentes) conquistaram o ouro em suas categorias.  

Brasil também brilha no Atletismo Sub 23 

Após três dias de competição, o Brasil terminou o Sul-Americano Sub 23 de Atletismo, em Bucaramanga, na Colômbia, com 50 medalhas, sendo 19 de ouro, 19 de prata e 12 de bronze. 

Com duas medalhas de ouro, uma nos 400m com barreiras e outra no revezamento 4x400m, Matheus Lima, do Pinheiros, foi eleito o melhor atleta da competição. O evento também contou vitórias de outros atletas brasileiros representando Clubes formadores, como Centro Olímpico, Praia Clube-MG, Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu-PR, ADC São Bernardo-SP, Orcampi-SP, CASO-DF, Associação Pomerodense de Atletismo-SC, Instituto Esporte Atenção e Formação-BA, Atletismo Barra do Garças-MT e Associação Taubaté de Atletismo-SP. 

Confira a lista dos atletas medalhistas de ouro 

  • Leonardo Santos de Jesus (EC Pinheiros-SP) - 1.500 m  
  • Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico) - salto em distância  
  • Núbia de Oliveira Silva (Instituto Esporte Atenção e Formação-BA) - 10.000 m  
  • Matheus Lima (EC Pinheiros-SP) - 400 m com barreiras  
  • Gabriel Boza (Praia Clube-Exército-Futel-MG) - salto em distância  
  • Erica Geni Barbosa Cavalheiro (Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu-PR) - 400 m  
  • Mirelle leite da Silva (EC Pinheiros-SP) - 10.000 m  
  • Regiclecia Candido Da Silva (ADC São Bernardo-SP) – salto triplo 
  • Tainara Mess (Praia Clube-Exército Futel-MG) - decatlo  
  • Revezamento 4x100 m (Maria Luiza Silva, Vanessa Sena dos Santos, Suellen Sant'Ana Silva e Daniele Campigotto)  
  • Vinícius Carvalho Alves (ORCAMPI-SP) - 3.000 m com obstáculos 
  • Luiz Arthur Caetano da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG) - decatlo  
  • Luise Rosa Braga (CASO-DF) - 800 m  
  • Leonardo Santos de Jesus (EC Pinheiros-SP) - 800 m  
  • Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT) - 5.000 m  
  • Taniele Rodrigues da Silva (Associação Pomerodense de Atletismo-SC) - arremesso do peso -  
  • Thiago Resende Ornelas (AE Taubaté de Atletismo-SP) - 110 m c/ barreiras  
  • Felipe Izidoro  da Silva (Inst. Atletismo de Foz do Iguaçu-PR) - salto triplo 
  • Revezamento 4x400 m (Julio Soares Lima, Leonardo de Jesus, Caio Vinícius Silva e Matheus Lima) 

 cbat

Divulgação CBAt

Pódios do Nado Artístico no Sul-Americano de Esportes Aquáticos 

A seleção brasileira de Nado Artístico terminou na segunda colocação geral no Sul-Americano de Esportes Aquáticos, em Cali, Colômbia, com 10 medalhas (4 de prata e 6 de bronze), anotando 115 pontos no total. 

Marina Postal, do Clube Paineiras do Morumby-SP, foi o destaque feminino ao conquistas a prata na rotina livre do solo e o bronze no dueto, já pelo masculino, Bernardo Santos, do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, foi o principal atleta do brasil, conquistando duas medalhas de bronze. 

 CBDA  CBDA

Divulgação CBDA

Bronze no Triatlo na China 

Miguel Hidalgo, atleta do Pinheiros, brilhou na Etapa de Weihai da Série Mundial de Triatlo, na China, conquistando a medalha de bronze ao completar o percurso em 1h00m04. 

Brasileiros de Clubes formadores conquistam pódios no Tênis 

Nesta semana, três brasileiros foram destaques nas competições internacionais. Carol Meligeni, atleta formada no Itamirim Clube de Campo-SC, foi campeã do ITF de Buenos Aires ao lado de sua parceira Julia Riera, da Argentina. E dois atletas do Instituto Tennis Route-RJ também brilharam, sendo Mateus Alvez campeão do Challenger de Antofagasta, ao lado do chileno Matías Solo e pelo Challenger de Lisboa, Fernando Romboli e sua dupla, o norte-americano George Goldhoff, foram vice-campeões.  

 Carol  mateus  Fernando

Para mais informações sobre o setor clubístico, se inscreva em nosso Canal do WhatsApp.