O Brasil sagrou-se campeão da Copa do Mundo de Futsal 2024 ao vencer a Argentina por 2 a 1 em uma final histórica, a primeira entre rivais sul-americanos na competição. Com essa vitória, a seleção brasileira, que já era a maior vencedora da modalidade, agora acumula seis títulos mundiais: 1989, 1992, 1996, 2008, 2012 e 2024.
A decisão aconteceu neste domingo, às 12h (horário de Brasília), na Humo Arena, em Tashkent, Uzbequistão. O Brasil teve o controle do jogo na maior parte do tempo, chegando a abrir 2 a 0 ainda na primeira etapa. No segundo tempo, a Argentina descontou e pressionou a seleção em busca do empate, mas os brasileiros conseguiram segurar a pressão até o final da partida para soltar o grito de é campeão mais uma vez.
A campanha da seleção na competição foi impecável, com 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, venceu Cuba, Croácia e Tailândia. Nas oitavas de final, derrotou a Costa Rica por 5 a 0, seguida de uma vitória por 3 a 1 contra Marrocos nas quartas de final, e um emocionante 3 a 2 contra a Ucrânia na semifinal.
O técnico Marcelinho Xavier contou com um elenco estrelado, incluindo Marcênio, do Jaraguá Futsal – SC e Leandro Lino, do Magnus Futsal – SP, Clubes beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC. Além deles, outro atletas que jogam em Clubes fora do Brasil também foram decisivos, como os goleiros Guitta, Diego Roncaglio e Willian; os fixos Marlon e Neguinho; os alas Dyego Zuffo, Felipe Valério, Arthur e Marcel; e os pivôs Ferrão, Pito e Rafa Santos.
Com essa conquista, o Brasil reafirma sua posição de potência mundial no Futsal, impulsionada pelo talento de seus atletas e pelo apoio fundamental de programas como o do Comitê Brasileiro de Clubes, que segue investindo na formação de talentos e no desenvolvimento do esporte. Isso ocorre por meio das parcerias com a Liga Nacional de Futsal – LNF, que inclui a realização do CBI® Liga Nacional de Futsal e o CBI® Liga Talentos de Futsal, e com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS.