Clubes formadores celebram vitórias internacionais em Águas Abertas, Judô, Tênis de Mesa e Tênis

14, Outubro 2024
Clubes pelo Mundo

Os últimos dias foram marcados por conquistas importantes de atletas brasileiros em competições internacionais, reafirmando o papel dos Clubes formadores no desenvolvimento do esporte nacional. 

Na Copa do Mundo de Águas Abertas, realizada em Portugal, o Brasil conquistou uma dobradinha no pódio feminino dos 10km. Ana Marcela Cunha, da Unisanta-SP, garantiu a medalha de prata, enquanto Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União-RS, conquistou o bronze, consolidando a força brasileira nas águas abertas.

 World Athletics 

Foto: Divulgação World Aquatics

No Grand Slam de Judô, em Abu Dhabi, a seleção brasileira levou duas medalhas de bronze. Na categoria até 57kg, Sarah Souza, do Esporte Clube Pinheiros-SP, e Shirlen Nascimento, do Minas Tênis Clube-MG, protagonizaram um duelo acirrado na disputa pelo terceiro lugar, e Shirlen garantiu a vitória e o bronze para o Brasil. Já na categoria até 90kg, Giovani Ferreira, também do Pinheiros, venceu três das quatro lutas e conquistou o bronze após um emocionante golden score contra o uzbeque Nurbek Murtozoev. 

 CBJ  CBJ

Fotos: Divulgação CBJ

No Tênis de Mesa, os atletas brasileiros começaram com vitórias no Pan-Americano, em São Salvador. Destaque para Victoria Strassburger, da Sogipa-RS, Leonardo Iizuka, do Itaim Keiko Yamada-SP, e Guilherme Teodoro, da Associação Concordiense de Tênis de Mesa – SC, que venceram seus confrontos iniciais no torneio individual. Nas duplas mistas, Hugo Calderano, formado no Fluminense Football Club-RJ, e Bruna Takahashi, da Associação Cultural Nipo-Brasileira de São Caetano do Sul-SP, voltaram a competir juntos após cinco anos, avançando para as oitavas de final ao vencer a dupla da Guatemala, Sergio Carrillo e Hidalynn Zapata por 3 sets a 0.

 CBTM  CBTM  CBTM  CBTM

Fotos: Divulgação CBTM

No Tênis, a dupla Marcelo Zormann e Orlando Luz, ambos do Itamirim Clube de Campo-SC, conquistou o título de duplas no Challenger de Villa Maria, na Argentina. Em uma virada espetacular, os brasileiros derrotaram os bolivianos, Federico Zeballos e Boris Arias, por 2 sets a 1, garantindo o terceiro troféu em competições deste tipo.  

Em junho deste ano, eles triunfaram No Challenger de Poznan, na Polônia, e em janeiro de 2023, foram campeões em Piracicaba, no interior de São Paulo. 

 Callenger Argentina

Além disso, a tenista Bia Haddad, formada no Pinheiros, encerrou sua participação no WTA 1000 de Wuhan, na China, nas oitavas de final. Mesmo com a eliminação, Bia garantiu seu retorno ao top-10 mundial, consolidando sua posição entre as melhores tenistas do mundo. 

 CBT Divulgação CBT

Esses resultados ressaltam o excelente trabalho dos Clubes formadores, fundamentais para o sucesso dos atletas brasileiros em competições internacionais.