O Projeto Modelos Socioeconômicos de Clubes Desportivos Amadores (SEMASC) é uma cooperação internacional que reúne instituições renomadas como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade de Lisboa e a Universidade de Lille. A UFPR, é parceira do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, e estará presente no Fórum Nacional de Formação Esportiva, realizado no mês de março de 2025, inclusive promovendo curso de capacitação durante o evento.
Apoiado pelo CBC, o projeto SEMASC tem como principal objetivo criar materiais de formação para auxiliar os clubes desportivos amadores através de parâmetros e indicadores para avaliar e melhorar o seu modelo socioeconômico.
Por meio de parâmetros e indicadores inovadores, o SEMASC visa:
- Apoiar a resiliência dos Clubes amadores: Identificar fragilidades e implementar melhorias nos modelos de gestão socioeconômica.
- Transformar e modernizar organizações esportivas: Adaptar os objetivos organizacionais às novas demandas e contextos.
- Capacitar federações e comitês olímpicos: Oferecer ferramentas para promover mudanças organizacionais e fortalecer o setor esportivo não profissional.
Como participar?
Os Clubes interessados devem preencher o pré-cadastro acessando o link: forms.gle/PmuPWVi8EptJLQSM7. Após a validação dos dados fornecidos, será enviado um login e senha para acesso ao sistema.
Importante:
- O projeto não abrange clubes com equipes de futebol profissional.
- O preenchimento do pré-cadastro é essencial para participar.
Por que participar?
O SEMASC oferece aos Clubes brasileiros a oportunidade de integrar um estudo pioneiro, alinhado às melhores práticas europeias, que fortalecerá as bases do esporte amador nacional. Além disso, as conclusões do projeto beneficiarão o segmento esportivo ao proporcionar diretrizes sólidas e práticas para o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações sobre o projeto, acesse: semasc.fmh.ulisboa.pt.