Na noite desta terça-feira, 10, o Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro/RJ, foi palco da 9ª edição do Prêmio Sou do Esporte, uma das mais prestigiadas premiações esportivas do Brasil. O evento reconheceu atletas, treinadores e gestores que se destacaram em modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas. As conquistas reforçam a importância dos Clubes formadores no esporte brasileiro. Entre os vencedores, o Praia Clube - MG teve destaque absoluto, com representantes em diversas categorias.
O treinador de Vôlei de Praia Lucas Palermo, do Praia Clube-MG foi premiado como Treinador do Ano. À frente da dupla Duda Lisboa e Ana Patrícia, Palermo desempenhou um papel fundamental na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, que alavancou os resultados finais do Brasil. Duda Lisboa, também do Praia Clube–MG, foi premiada na categoria Atleta de Valor – Esporte Olímpico.
A mesa-tenista do Clube mineiro, Bruna Alexandre, recebeu uma Menção Honrosa por sua histórica participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024. Bruna se tornou a primeira atleta brasileira a competir em ambas as competições na mesma edição. Conquistou a medalha de bronze na Classe 10 dos Jogos Paralímpicos, consolidando-se como uma das grandes referências do esporte paralímpico brasileiro.
Já o nadador Gabriel Araújo, conhecido como “Gabrielzinho”, foi eleito Atleta de Valor – Esporte Paralímpico por suas três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
Por fim, o Presidente do Praia Clube, Guto Braga, também foi agraciado com o prêmio de Gestor do Ano, reconhecendo seu trabalho em prol do fortalecimento da estrutura esportiva e do apoio ao desenvolvimento de atletas de alto rendimento. Todas as conquistas reforçam a força do Clube mineiro no cenário esportivo nacional e internacional, sendo hoje um dos maiores formadores de talentos do país e trabalhando em sintonia com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, por meio do Programa de Formação de Atletas.
Como reconhecimento do trabalho do CBC para o esporte brasileiro, a entrega do Prêmio de Gestor do Ano foi feita pelo Presidente do CBC, Paulo Maciel, que fez questão de prestigiar as premiações dos Clubes no 9º Prêmio Sou do Esporte.
Foto: Divulgação Sou do Esporte
Além das premiações das personalidades do Praia Clube-MG, foi concedido também o prêmio Atleta Revelação ao velejador Lucas Fonseca, do Clube Ocean Kite Point - MA, campeão mundial da classe Kite em 2024.
O evento também prestou uma homenagem especial à ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, medalhista olímpica em Atlanta-1996 e uma das maiores atletas da história do país. Sua trajetória na seleção brasileira e nos Clubes por onde passou, como São Caetano Esporte Clube - SP, Clube Atlético Constecca - SP, Clube Atlético Sorocaba - SP, Clube Recreativo Higienópolis Catanduva - SP, Associação Prudentina de Esportes Atléticos - SP, Clube Atlético Minercal - SP e Associação Atlética Ponte Preta - SP, inspira novas gerações.
Mais de 20 prêmios foram entregues na 9ª edição do evento, que reafirma a força e a diversidade do esporte nacional, celebrando aqueles que levam o Brasil ao topo do cenário esportivo global. O CBC parabeniza a Sou do Esporte pela realização do 9º Prêmio, especialmente pelo reconhecimento do valor dos Clubes formadores em todo esse processo.
Confira os outros vencedores:
Solidário Amaro Domingues
Marco Donato - Projeto Jiu-Jitsu para Todos - Maricá
Tecnologia, Inovação, Startups
Hoopers Club Brasil - Comunidade de Basquete
Jornalismo Esportivo
Fernando Gavini - Olimpíada Todo Dia (OTD)
Atitude Positiva
Kauan Silva Alves & família
Publicidade no Esporte
Lendas de Ouro - Corona Cero
Evento Esportivo do Ano
WSL Vivo Rio Pro
e-Sports
Renato Graciano - Campeão Mundial de e-Football Mobile
Atleta de Valor - Esporte da Galera
Natalia Guitler - Futevôlei / Futmesa
Comissão de Atletas - Atuação
Comissão de Atletas do Atletismo
Comissão de Atletas - Projeto
Comissão de Atletas do Golfe
Governança - Estatuto
Federação Paulista de Futebol
Melhores Práticas de Governança
Transparência - Confederação Brasileira de Atletismo
Equidade - Confederação Brasileira de Rugby
Prestação de Contas - Confederação Brasileira de Vôlei
Integridade Institucional - Confederação Brasileira de Surf
Modernização - Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
Práticas Inovadoras de Gestão
1º - Confederação Brasileira de Vela - Pacto Global da ONU
2º - Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - Sistema Único/Padronização das Competições
3º - Confederação Brasileira de Desportos na Neve - Sistema de Comunicação dos Atletas
Para mais informações sobre o setor clubístico, acesse nosso Canal do WhatsApp.