O início de 2025 trouxe conquistas marcantes para atletas brasileiros formados em Clubes beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, com medalhas e títulos em torneios internacionais de Tênis, Tênis de Mesa e Esgrima. Confira os destaques:
João Fonseca: campeão do Challenger 125 de Camberra, Austrália
João Fonseca, revelado nas categorias de base do Club de Regatas Vasco da Gama – RJ, sagrou-se campeão do Challenger 125 de Camberra, na Austrália. Aos 18 anos, ele venceu o estadunidense Ethan Quinn na final por 2 sets a 0, marcando seu segundo título de nível Challenger. Com a conquista de forma invicta, João sobe para a 113ª posição no ranking da ATP.
Além deste troféu, João também conquistou o título do Next Gen ATP Finals, na Arábia Saudita, no final do ano passado. O troféu foi histórico, já que encerrou a primeira temporada do brasileiro como atleta profissional, além disso, se tornou o primeiro sul-americano a conquistar o Next Gen Finals e ainda o segundo mais jovem vencedor, com 18 anos e 3 meses, atrás apenas do italiano Jannik Sinner, que tinha 18 anos e 2 meses quando venceu a competição. Vale ressaltar que esse campeonato reuniu os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito de 2024.
João Fonseca é um dos exemplos de atletas que passaram por Clubes brasileiros durante a formação no esporte. Formado no Club de Regatas Vasco da Gama - RJ, o esportista chegou a disputar três campeonatos apoiados pelo CBC: o Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® 1ª Copa Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte/MG, em 2018, quando João conquistou o vice-campeonato de sua categoria. No mesmo ano, ele ainda competiu no CBI® de Tênis - Copa Clube Esperia - SP e no CBI® de Tênis - Copa Mampituba.
Crédito: ATP Challenger Tour
Hugo Calderano: bicampeão da Copa da Alemanha
Hugo Calderano, um dos maiores nomes do tênis de mesa mundial, começou 2025 com o pé direito ao conquistar o bicampeonato da Copa da Alemanha. Representando o Liebherr Ochsenhausen, o atleta formado no Fluminense Football Club – RJ, foi peça-chave nas vitórias de sua equipe, tanto na semifinal quanto na final, sendo eleito o melhor jogador do torneio.
A Final Four Copa da Alemanha reuniu quatro equipes, além do Clube do brasileiro, Bad Homburg, Werder Bremen e Saarbrücken-TT também estiveram na disputa pelo troféu. Na semifinal o Liebherr Ochsenhausen venceu o Bad Homburg por 3 a 1, na qual Hugo teve duas vitórias no duelo, já na final a vitória veio sobre o Saarbrücken-TT, também por 3 a 1, e mais uma vez, o brasileiro venceu dois confrontos.
Além do título deste ano, Hugo Calderano foi campeão da mesma competição em 2019, também vestindo a camisa do Ochsenhausen.
Crédito: @belasportfoto
Brasil fecha Copa do Mundo Júnior de Sabre com duas medalhas
A esgrima brasileira brilhou na Copa do Mundo Júnior de Sabre, realizada em Bogotá, Colômbia, com duas medalhas conquistadas por atletas do Esporte Clube Pinheiros – SP.
No feminino, Ana Beatriz Fraga garantiu a prata após uma campanha impressionante, superando adversárias de renome até chegar à final. No masculino, Érico Patto conquistou o bronze, somando mais um pódio para o Brasil. Ambos mostraram a força da formação esportiva nos Clubes brasileiros, que continuam a revelar talentos capazes de competir no cenário internacional.
As conquistas de João Fonseca, Hugo Calderano, Ana Beatriz Fraga e Érico Patto reforçam o papel central dos Clubes brasileiros na formação de atletas desde a base ao alto rendimento. Com o apoio do CBC, por meio do Programa de Formação de Atletas, esses jovens tiveram e têm a oportunidade de construir uma trajetória de sucesso no esporte, competir em alto nível em todas as competições e levar o Brasil a novas conquistas internacionais.
Mais informações sobre o CBC e o mundo clubístico, se inscreva em nosso Canal do WhatsApp.