Clubes pelo Mundo: Vitórias brasileiras na Champions League das Américas e desafios no Australian Open

13, Janeiro 2025
Clubes pelo mundo

Brasileiros seguem invictos na Champions League das Américas de Basquetebol (BCLA)  

Em mais uma semana de jogos na Champions League das Américas de Basquetebol (BCLA), os três clubes brasileiros venceram e seguem invictos na competição. 

No Grupo D, o SESI Franca – SP derrotou o Instituto de Córdoba (ARG) por 91 a 83 na sexta-feira (10). No sábado (11), venceu o chileno Leones de Quilpué por 83 a 71. Com quatro vitórias em quatro jogos, a equipe paulista encerrou a primeira fase com 100% de aproveitamento. 

Os outros brasileiros na competição jogaram neste domingo (12). No Grupo B, o Clube de Regatas do Flamengo – RJ derrotou o Toros de Chiriquí, do Panamá, por 96 a 50, enquanto o Minas Tênis Clube – MG venceu o Biguá, do Uruguai, por 85 a 77 pelo Grupo C. Ambas as equipes voltam a jogar nesta segunda-feira (13), com o Flamengo enfrentando o Boca Juniors (ARG) e o Minas encarando o Quimsa (ARG). Assim como o SESI Franca, Flamengo e Minas seguem invictos, com três vitórias cada. 

 SESI Franca Flamengo Minas

Fotos: BCLA

Tenistas brasileiros, formados em Clubes, estreiam no Australian Open 2025 

No primeiro Grand Slam de 2025, o Australian Open, nove brasileiros disputam as chaves de simples e duplas. 

João Fonseca, revelado no Club de Regatas Vasco da Gama – RJ, enfrenta o russo Andrey Rublev na terça-feira (14), após avançar na fase de qualificação. 

Nesta segunda-feira (13), Beatriz Haddad, formada no Esporte Clube Pinheiros – SP, enfrenta a argentina Julia Riera na chave simples. Em duplas, ao lado da alemã Laura Siegemund, joga contra Suzan Lamens (HOL) e Quinn Gleason (EUA). Ambas as partidas estão agendadas para a noite,a partir das 20h (horário de Brasília). 

 Bia Haddad  João Fonseca

As demais duplas brasileiras também têm desafios importantes. Ingrid Martins, da Rio Tennis Academy – RJ, e Irina-Camelia Begu (ROM) terão um confronto direto contra Luisa Stefani, formada no Club Athletico Paulistano – SP, e Peyton Stearns (EUA). Orlando Luz, do Itamirim Clube de Campo – SC, e o francês Gregoire Jacq enfrentam Vasek Pospisil (CAN) e Jordan Thompson (AUS). Marcelo Melo, do Minas Tênis Clube – MG, e Rafael Matos, do Grêmio Náutico União – RS, encaram Édouard Roger-Vasselin (FRA) e Hugo Nys (POL). 

Dois tenistas brasileiros já estrearam na competição na chave simples. No sábado (11), Thiago Monteiro, do Instituto Tennis Route – RJ, foi derrotado pelo japonês Kei Nishikori por 3 sets a 2, em uma partida equilibrada. No domingo (12), Thiago Wild caiu para o húngaro Fabian Marozsan, também por 3 sets a 2, após outra disputa acirrada.

 Getty Images

Foto: Crédito Getty Images

Brasileiros em destaque na Copa do Mundo de Florete em Hong Kong e Paris 

Os esgrimistas brasileiros participaram das primeiras competições adultas de 2025 no calendário da Federação Internacional de Esgrima (FIE), realizadas em Hong Kong e Paris, com sete atletas representando o país. 

Em Hong Kong, Rafaella Gomes, do Clube Militar – RJ, venceu um jogo na fase de pule, avançando ao mata-mata. No entanto, foi derrotada pela russa Marta Martyanova por 15 a 6, terminando em 152º lugar. 

No Challenge Internacional de Paris, Paulo Morais, do Tênis Clube Paulista – SP, foi o brasileiro com melhor desempenho. Ele venceu quatro dos seis jogos na fase de pule, derrotou Marcus Brosberg (SUE) no primeiro mata-mata por 15 a 9, mas perdeu para Riki Oishi (JAP) por 15 a 14, finalizando em 123º lugar. 

Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União – RS, teve desempenho semelhante, vencendo três jogos na fase de pule. Ele superou Chun Wai Chin (SIN) por 15 a 9 no primeiro mata-mata, mas foi eliminado por Pavel Puzankov (RUS) com 15 a 11. 

Lorenzo Mion, do Esporte Clube Pinheiros – SP, venceu Badroel Rizwan (MAL) por 15 a 3 no primeiro quadro preliminar, mas caiu para Shinsuke Baba (JAP) por 15 a 5. Allan Burberry e Ricardo Pacheco, ambos do Club Athletico Paulistano – SP, e Dominic de Almeida, do Esporte Clube Pinheiros – SP, não conseguiram avançar além da fase de pules. 

 esgrima

Foto: Crédito CBEsgrima

Para essas outras informações sobre o mundo clubístico, acesse nosso Canal do WhatsApp.