![CBC publica os Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero e Quadro Geral de Medalhas – QGM Parcial – Ano I do Ciclo Los Angeles 2028.](/sites/default/files/2025-02/QGM_SITE.jpg)
Com a finalização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® apoiados pelo CBC, em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, referentes ao Ano I do Ciclo Los Angeles 2028, que compreende o calendário de competições de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2024, o CBC vem anunciar os resultados oficiais dos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero (da Competição Principal e das Categorias de Base) e o Quadro Geral de Medalhas (QGM) Parcial do Ano I.
Este momento é o ápice de uma jornada de um ano iniciada em janeiro, marcada por treinamentos intensos, estratégias meticulosamente planejadas e a busca incessante pela excelência; um testemunho vibrante da meritocracia e do espírito competitivo que anima o coração de nossos atletas e entidades esportivas. São os primeiros resultados de um início de ciclo olímpico que os Clubes acabam de conquistar, e que somados aos próximos três anos, incidirá no resultado meritocrático que retratará a evolução de cada Clube dentro do Programa de Formação de Atletas do CBC, e consequentemente na bonificação para o próximo Ciclo. Os Rankings e o QGM não são apenas indicadores de sucesso; são um símbolo do comprometimento dos Clubes com a excelência esportiva.
RANKINGS POR ESPORTE E POR GÊNERO
De forma resumida, e como já é de conhecimento, a partir dos resultados de todos os CBI®, tanto das competições principais quanto das categorias de base, nos dois gêneros (masculino e feminino), os Rankings são consolidados e, por sua vez, refletem medalhas de ouro, prata e bronze (a partir dos 1º, 2º e 3º lugares de cada ranking) no Quadro Geral de Medalhas – QGM. Os critérios específicos estão disponíveis nas Resoluções de Diretoria:
-
Resolução da Diretoria nº 001/2022 - CBI, de 22/08/2022 (Estabelece o resultado da principal competição de cada esporte como critério para composição do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero).
-
Resolução da Diretoria nº 005/2022 - CBI, de 17/10/2022 (Estabelece critérios para o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero e para o Quadro Geral de Medalhas, disciplinando o ranking das categorias de base).
Importante destacar que os Rankings das Categorias de Base são homologados quando participam dos CBI® o mínimo de 10 Clubes Vinculados e Filiados ao CBC, e também quando os resultados finais da competição desenvolvida por etapas não possuem a categoria adulto “contaminando” os resultados das categorias de base. Por esse motivo, nem todos os esportes possuem Ranking Principal e de Base, conforme se verifica nos resultados finais:
A partir da definição dos Top 10 dos Rankings da Competição Principal e Categorias de Base, o CBC abrirá, nos próximos dias, o período para escolha dos esportes via plataforma Comitê Digital para que os Clubes possam escolher os esportes que participarão de CBI®, bem como manifestar o interesse pelas competições do Ano II, relembrando que, a vigência da escolha de esportes inicia-se em maio deste ano e avança até 30 de abril do ano subsequente (2026).
QUADRO GERAL DE MEDALHAS – QGM PARCIAL ANO I
Como também já divulgado, o CBC estabeleceu a Matriz de Bônus de Meritocracia Esportiva, composta por critérios que definem o apoio financeiro aos Clubes pelo desempenho esportivo a partir dos resultados nos CBI®. Desta forma, é por meio do Quadro Geral de Medalhas – QGM que é definida a distribuição dos recursos lotéricos referentes aos Eixos de Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE e Recursos Humanos – RH, por descentralização de recursos. Importante relembrar que o peso financeiro atribuído às medalhas é o mesmo, independentemente de ser medalha de ouro, prata ou bronze, advindas da competição principal ou das categorias de base.
A definição da ordem classificatória dos Clubes no QGM – Parcial Ano I se dará pela somatória das medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas nos rankings da Competição Principal e das Categorias de Base, e acompanhará a sistemática de publicações a cada ano-calendário do ciclo. Desta forma, os QGM parciais de 2024, 2025, 2026 e 2027, somados, resultarão na publicação do Quadro Geral de Medalhas - QGM Final do Ciclo Olímpico Los Angeles 2025-2028.
Atenção!
A partir da publicação do QGM – Parcial Ano I do Ciclo Los Angeles nesta data, será concedido um prazo para interposição de recurso de 05 (cinco) dias para os Clubes que, por ventura, queiram questionar a sua classificação no Quadro Geral de Medalhas – QGM, desde que tenham elementos comprobatórios para este fim, pelo e-mail: emerson.appel@cbclubes.org.br.