
O último final de semana foi marcado por grandes conquistas de atletas de Clubes brasileiros, que subiram ao pódio em diversas competições internacionais.
No Tênis, Felipe Meligeni, do Tênis Clube de Campinas – SP, venceu o Challenger 75 de Mérida, no México, após derrotar o argentino Juan Ficovich por 2 sets a 1. Com a conquista, ele volta ao top 150 do ranking da ATP. No mesmo esporte, Orlando Luz, da base do Itamirim Clube de Campo - SC, foi campeão do Challenger de Múrcia, na Espanha, ao lado do francês Gregoire Jacq. Já Thiago Monteiro, do Instituto Tennis Route – RJ, ficou com o vice no Challenger de Assunção, no Paraguai.
Na Canoagem Slalom, o Brasil encerrou o Pan-Americano de 2025 com oito medalhas. Omira Estácia, formada no Instituto Meninos do Lago IMEL-PR, conquistou o ouro no C1 feminino, enquanto sua irmã, Ana Sátila , do Botafogo de Futebol e Regatas - RJ, levou a prata no K1. Mathieu Desnos, da Associação Semeando Sonhos de Tibagi - PR, também foi prata no K1 masculino. Outros cinco pódios foram conquistados por atletas de Clubes brasileiros no Pan-Americano de Canoagem Slalom de 2025. Três deles vieram na tomada de tempo, que a partir do início do ciclo olímpico para Los Angeles-2028 passou a valer medalha. Pepê Gonçalves, da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos – SP foi ouro no masculino, enquanto as irmãs Ana Sátila e Omira Estácia fizeram dobradinha no feminino com prata e bronze, respectivamente. As outras duas medalhas vieram no mata-mata, com o ouro de Mathieu Desnos e a prata de Pepê Gonçalves.
No Judô, Rafael Macedo, da Sogipa – RS, conquistou a medalha de bronze na categoria até 90kg no Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia. O Brasil encerrou a competição com dois pódios, somando também a prata de Michel Augusto, do SESI-SP.
No Atletismo, José Fernando Ferreira, o Balotelli , do Praia Clube - MG, bateu o recorde sul-americano no heptatlo durante o Mundial Indoor de Atletismo, na China. Matheus Lima, do Esporte Clube Pinheiros – SP, ficou em sexto nos 400m rasos, após quebrar o recorde sul-americano indoor da prova.
Na Natação, Stephanie Balduccini , da Unisanta – SP fez história ao conquistar a primeira medalha brasileira na natação feminina na final do NCAA, nos Estados Unidos. Ela levou o bronze em 200 metros livres, representando a Universidade de Michigan.
Com essas conquistas, as atletas dos Clubes brasileiros seguem se destacando no cenário esportivo internacional e elevando o nome do Brasil nas competições de alto nível.
Fique por dentro de todos os assuntos clubísticos em nosso Canal do Whatsapp.