
Durante a semana, diversos atletas que representam Clubes formadores no Brasil se destacaram em competições internacionais de Vôlei de Praia, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Canoagem Slalom e Tênis. Confira!
Ouro no Vôlei de Praia
A dupla do Esporte Clube Pinheiros – SP consagrou-se campeã da primeira etapa do Elite 16 de Vôlei de Praia. Carol Solberg e Rebecca subiram ao lugar mais alto do pódio vencendo a parceria americana Cannon e Kraft por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 13 e 21 a 17. O campeonato aconteceu em Quintana Roo, no México. A próxima parada do Circuito Mundial começa no dia 9 de abril e será realizada em terras brasileiras, na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Crédito: Divulgação CBV
Medalhas no Tiro com Arco
A delegação brasileira de Tiro com Arco conquistou três medalhas durante a 2ª Etapa Eliminatória dos Jogos Pan-Americanos Juniores de 2025, realizada entre 18 e 23 de março, em Buenos Aires, na Argentina. Foram uma de ouro e duas de bronze nas categorias Dupla Recurvo Feminino Sub-21, Dupla Mista Composto Sub-21 e Composto Individual Feminino Sub-21, respectivamente.
Na sexta-feira, 21, a dupla Melissa Bonatti, da Associação de Tiro com Arco de Brasília – ATICA – DF, e Isabelle Estevez, da Escola de Arqueiros Renato Emílio – RJ, conquistou a medalha de ouro, vencendo El Salvador na final. No mesmo dia, a dupla mista formada por Fernanda Waib, da Associação dos Arqueiros de Campinas – ACAMP – SP, e Rafael Magalhães, da Associação LA Archery – SP, garantiu a medalha de bronze, depois de superar a dupla cubana na disputa pelo terceiro lugar. E no domingo, 23, Fernanda Waib voltou a subir ao pódio, conquistando a medalha de bronze no individual, após vencer Jennifer Gomez, de El Salvador.
Com os pódios, o Brasil garantiu presença nas três provas nos Jogos Pan-Americanos Juniores, que serão realizados no Paraguai, entre 9 e 23 de agosto.
Crédito: Divulgação Brasil Arco
Pódio no Tiro Esportivo
Neste domingo, 23, o Brasil também subiu ao pódio em competição de Tiro Esportivo. A dupla formada por Felipe Wu, do Santa Mônica Clube de Campo – PR, e Marina Mendonça, do Praia Clube – MG, conquistou a medalha de bronze na Pistola de Ar 10m no Campeonato Sul-Americano de Carabina e Pistola, também realizado em Buenos Aires, na Argentina. A competição começou neste domingo e se estenderá até terça-feira, com a possibilidade de mais medalhas brasileiras no torneio.
Crédito: Divulgação CBTE
Seis medalhas na Canoagem Slalom
O Brasil mandou bem também na Canoagem Slalom, ao conquistar seis medalhas: três de ouro, duas de prata e uma de bronze, em mais uma etapa do ICF Ranking Series, desta vez realizada em Oklahoma, nos Estados Unidos. As provas, inclusive, aconteceram no Riversport OKC, pista dos Jogos Olímpicos de 2028.
Duas medalhas de ouro foram conquistadas pela atleta do Botafogo de Futebol e Regatas – RJ, Ana Sátila. A primeira na prova K1 feminino, após alcançar o tempo de 94.36s. E a segunda no time-trial feminino. Já a outra medalha dourada brasileira veio com Mathieu Desnos, da Associação Semenado Sonhos de Tibagi – PR, que brilhou no K1 Masculino.
Além dos campeões, o Brasil também contou com o pódio de Omira Estácia, do Instituto Meninos do Lado – IMEL – PR, levando a medalha de prata no C1 Feminino, de Pepê Gonçalves, da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos – SP, com a prata no time-trial masculino, e com Charles Corrêa, da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos – SP, que levou o bronze no C1 Masculino.
A etapa em Oklahoma reuniu atletas de diversas nações e serviu como importante termômetro para a preparação rumo aos próximos grandes eventos internacionais da modalidade. Para a equipe brasileira, além dos pontos no ranking, a experiência na pista que sediará os Jogos de 2028 foi estratégica e enriquecedora.
Crédito: Divulgação Canoagem Brasileira
Vice-campeonato no Tênis
Após conquistar o título em Múrcia na semana passada, o tenista Orlando Luz, da base do Itamirim Clube de Campo – SC, ao lado do francês Gregoire Jacq, conquistou o vice-campeonato do Challenger de Girona, na Espanha. Neste sábado, 29, a dupla foi superada pelo indiano Anirudh Chandrasekar e pelo espanhol David Hernández por 2 sets a 0, com parciais de 6 a 4 em ambos os sets.
Os resultados conquistados pelo Brasil nos torneios internacionais desta semana demonstram a força dos Clubes na formação de campeões. Trabalho que segue em conjunto com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, investindo na formação de atletas e no desenvolvimento do esporte praticado nos Clubes brasileiros.
Fique por dentro das informações do CBC e dos Clubes em nosso Canal do WhatsApp.